A EcoBamboo Pousada foi construída seguindo alguns princípios do "feng shui" e da permacultura (cultura do permanente, que busca a sustentabilidade ambiental), utilizando materiais como adobe, eucalipto de reflorestamento, bambu, reboco natural, tabatinga e sistema hidráulico que permite o reaproveitamento das chamadas "águas cinzas" (de pia e chuveiros) para irrigação. E oferece aos hóspedes a tranquilidade e a hospitalidade típicas de Minas, muito verde e uma vista panorâmica da Serra do Cipó.


Para o lazer dos hóspedes a pousada conta com piscina e spa (este com aquecimento a gás), sauna a vapor, mini academia, área verde, cantinho do churrasco e "gourmet”, redário, bicicletário, lounge multimídia, para leitura, TV, vídeo e computador, bar e salão com jogos interativos, quiosque para descanso e espaço zen.


Desta forma, para fazer seus passeios, se não quiser utilizar carro, o hóspede pode contar gratuitamente com nossas bicicletas e, na volta dos passeios, para relaxamento e descanso lhe aguardam um spa quentinho, com hidromassagem e luzes cromoterápicas, e uma gostosa sauna a vapor, além de redes ao ar livre e de um quiosque com confortáveis pufs e linda vista...


O aconchego do lounge multimídia convida os amigos para jogar conversa fora, ler um bom livro ou ver um bom filme.


No espaço zen, a fonte de inspiração "maia” convida ao relaxamento e à meditação e para seu bem estar são oferecidos banhos de imersão aromáticos/terapêuticos em ofurô de pedra e uma deliciosa massagem "quick”, que atuam tanto no corpo físico como no mental, promovendo o reequilíbrio... (OBS.: estes serviços devem ser marcados com antecedência e são cobrados à parte).
Compondo o cenário: natureza, passarinhos, música ambiente e uma linda vista do nascer e do pôr-do-sol ou das estrelas...


A Ecobamboo Pousada também possui pequena horta orgânica, galinheiro orgânico, pomar em formação e fez parte do Projeto "Cipó Vivo" de combate à braquiária e revegetação com espécies nativas, realizado pelo IBAMA em parceria com o Projeto Manuelzão, Boticário e Escola Estadual Dona Francisca Josina.